top of page

Escalas de Avaliação

 

As Escalas de Avaliação são instrumentos de medida indiretos e estandardizados constituídos por um conjunto diversificado de itens a serem respondidos pelo sujeito em referência ao seu próprio comportamento ou por adultos significativos (como os pais ou professores- no caso de crianças ou adolescentes- ou pelo cônjuge) em referência ao comportamento do sujeito avaliado (Simões, 1998).

 

As escalas de Avaliação podem ser multidimensionais (referentes uma larga variedade de dimensões) ou unidimensionais (referentes a uma única variável). Normalmente, a primeira abordagem é multidimensional seguindo-se a unidimensional. Frequentemente a resposta é do tipo Sim/Não ou do Tipo Likert (Simões, 1998).

 

A sua utilização pode ser feita no início da avaliação (normalmente usado escalas multidimensionais) de modo a despistar pedidos inapropriados, clarificar queixas vagas e estruturar ou focalizar a entrevista. Tal é bastante útil em casos de sujeitos que têm dificuldade em se dirigirem ao consultório, e como tal, pode ser enviado por correio uma escala para preencher antes da entrevista. Podem também ser completadas como parte de uma entrevista estruturada e que o entrevistador coloca as questões e preenche o questionário - muito útil sobretudo em casos de analfabetos, casos de dificuldade de compreensão dos itens, crianças, …. - Ou Podem ser completadas a seguir à entrevista inicial e à clarificação dos problemas atuais (Simões, 1998).

 

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page