top of page

Psicologia da Educação: Ciências Psicológicas ou Ciências da Educação?

 

É portanto indubitável que conhecimento da ciência psicológica permite uma melhor compreensão e explicação dos fenómenos educativos, mas, simultaneamente o estudo dos fenomenos educativos permite um aprofundamento do conhecimento psicológico (Coll et al., 1989).

 

Podemos portanto afirmar que esta questão ainda se encontra em debate entre alguns autores. Aliás Bidarra (1998) considera que este debate nunca terminará, mas que também tal facto não reveste um problema, dado que a possibilidade de assumir e desenvolver identidades diversas caracteriza esta disciplina. E como tal, aceita a existência de diferentes possíveis selves e de perspetivas múltiplas para a psicologia da educação, desde que se mantenha a referência a modelos psicológicos e o compromisso com o desenvolvimento da educação.

 

Ciência da Educação/ Ciência Pedagógica

Avanzini, Mialaret, citados por Coll (2004)

Ciência Psicológica / Ramo da Psicologia

Wittrock, Gilly e Hillebrand, citados por Coll (2004)

Outros autores, como Coll (2004) consideram que se trata de uma disciplina ponte entre a psicologia e a educação não se identificando com nenhuma destas categorias disciplinares, mas participando, em estreita interdependência e interação, das características de ambas.

a psicologia da educação partilha dos objetivos e problemas das ciências da educação

Os instrumentos de análise e as explicações sugeridas pela Psicologia da educação são essencialmente, de natureza psicológica

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page