top of page

Vantagens do recurso à Observação Direta

 

O uso da observação direta é bastante útil e deve ser sempre usado para complementar os outros métodos (entrevistas ou escalas de avaliação), na medida em que permite uma descrição mais fidedigna e válida do comportamento e suporta uma análise funcional dos problemas.É considerado um método mais objetivo, rigoroso e exato do que os anteriores. 

Pode ser um método bastante útil na medida em que pode ajudar a produzir hipóteses acerca das variáveis controladoras. É também bastante útil em casos de queixas vagas e/ou de expectativas irrealistas, por parte de adultos/ informadores, permitindo uma maior clarificação do problema-alvo e daquilo que é possível modificar.

Uma importante vantagem é que possui uma maior validade ecológica comparativamente a outros métodos. (Sattler, 1992).

 

Limitações do recurso à Observação Direta

 

Uma das principais limitações deste método prende-se com o facto de a relação custo-eficácia ser bastante baixo comparativamente as entrevistas ou escalas de avaliação.

Outra importante limitação tem a ver com ser circunscrito a comportamentos manifestos ou observáveis, bem como ao facto de que as observações são em certa medida moldadas por aquilo que queremos ver e pelos nossos conhecimentos, além de que há muitas variáveis, nomeadamente as de natureza subjetiva e cognitiva, que não são acessíveis à observação direta. Existem também limites à generalização (representatividade) daquilo que é observado, bem como, o facto de as situações de vida real e as de consultório terem sempre diferenças o que põe entraves aos tipos de observação que se realizam em consultório. Também o efeito da reatividade constitui uma limitação à utilização da observação direta, na medida em que, o sujeito, pelo facto de saber que está a ser observado, pode modificar o seu comportamento. Por fim, mas não menos importante, uma limitação de grande magnitude comparativamente às escalas de avaliação é a ausência de normas para este tipo de instrumento de avaliação (Sattler, 1992).

 

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page