
Vantagens das Entrevistas:
Uma das principais vantagens das entrevistas comparativamente a outros métodos de avaliação é que esta “permite o estabelecimento de uma relação interpessoal positiva, condição que é crucial para o sucesso da avaliação e da intervenção”. (Simões, 1998, pág. 72).
Outra importante vantagem é que, devido à flexibilidade e potencialmente maior confidencialidade das entrevistas, responde mais rapidamente às preocupações imediatas dos interlocutores e há uma menor probabilidade de perder informação que o sujeito podia de outro modo ter omitido.
A flexibilidade da entrevista confere também uma outra relevante vantagem que se prende com a possibilidade de adaptação constante ao problema particular e ao sujeito particular, além da possibilidade de produção de dados de natureza qualitativa (Simões, 1998).
Desvantagens das Entrevistas:
A grande desvantagem das entrevistas prende-se com a subjetividade dos relatos verbais e no facto de se basear em juízos, tratando-se de um método indireto de obter informação. Tais desvantagens podem ser colmatadas recorrendo a utilização de multi-método e multi-informadores. (Simões, 1998).