top of page

Insucesso e violência escolares  - Programas

 

As investigações mostram uma relação positiva entre o insucesso escolar e elevados níveis de indisciplina e violência. Nas escolas com maior taxa de sucesso escolar além de ser menos frequente a indisciplina e a violência, é frequente uma coesão entre os indivíduos da instituição, bem como sentimentos de pertença e de segurança (Simões, Formosinho &Fonseca, 2007).

 

Os jovens com insucesso escolar, regra geral apresentam uma perspetiva negativa do futuro e centram-se muito no imediato, sem pensarem nas consequências das suas ações (Walgrave, 1992). Para estes jovens, os pares desviantes são de grande importância garantindo a coesão social e permitindo recuperar a auto-estima perdida na escola, afirmando-se na violência. (Simões, Formosinho &Fonseca, 2007).

 

 

Tem surgido vários programas no sentido de prevenir a violência e a delinquência nas escolas. Para a eficácia destes programas, estes não se “podem restringir a um conjunto de medidas de vigilância e de repressão da violência. Têm necessariamente que reorientar também o projeto educativo de cada escola por forma a promover o sucesso dos alunos e o envolvimento tanto das famílias como da comunidade em geral. Neste sentido, importa que integrem modalidades de apoio adequado aos alunos e alunas com dificuldades de aprendizagem, com problemas emocionais ou de comportamento. Importa igualmente que fomentem a reflexão sobre os planos curriculares, incentivem a formação psicopedagógica dos e das docentes e não esqueçam o desenvolvimento de atividades extracurriculares ajustadas aos interesses dos e das jovens.” É também necessário iniciar programas de prevenção em idades precoces (programas mais eficazes, menos dispendiosos e menos estigmatizantes) (Simões, Formosinho &Fonseca, 2007, p. 326).

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page