top of page

Educação Pelas novas tecnologias

 

A investigação levada a cabo por Monteiro, Santos & Rebelo (1999) visou a introdução de computadores na escola e através deles “o desenvolvimento de novas tecnologias pedagógicas, identitárias e motivacionais, com vista à redução do abandono e do insucesso escolares em crianças do 1º ciclo (…)” (p. 1), sendo feita para tal formação a professores no sentido da utilização dos softwares.

 

Esta investigação demonstrou que a utilização do computador no contexto da educação formal, aumenta o interesse pela escola, pela aprendizagem de contas leitura e escrita, e consequentemente um aumento do sucesso escolar (Monteiro, Santos & Rebelo, 1999).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No entanto, “embora haja sinais de que a política educativa atual reconhece os potenciais benefícios dos novos meios de comunicação e de informação e quer introduzir as novas tecnologias de informação nas escolas, não aparece qualquer planeamento especifico do Ministério da Educação sobre as metas especificas, o modo, o calendário, a prioridade dos níveis de ensino e o financiamento de uma tal operação. A ausência de estudos que acompanhem as mudanças que em algumas escolas se vão operando neste domínio também não contribui para sustentar este planeamento” (Monteiro, Santos & Rebelo, 1999, p. 73)

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page